Broinha de fubá

O milho é um alimento bem presente na mesa do brasileiro, particularmente sou louca por milho, cresci com minha mãe fazendo muito angu, pamonha, cural, cuscuz, canjiquinha, milho cozido e qualquer outra variação dele. Sabemos que ele teve origem nas Américas (provavelmente na central) e se espalhou pelo mundo com as colonizações. Há uma quantidade imensa de variações, inclusive no peru é comum o consumo do Chicha Morada que é um suco de milho roxo, bem gostoso por sinal.

broinha maravilhaEntão esses dias eu estava procurando algo fácil para fazer de tarde. Eis que esbarro com essa receita que de tão fácil chega a ser sacanagem não tentar fazer. Sabe aquelas broinhas crocantes por fora e ocas por dentro?  Aquelas que se come com qualquer coisa, seja queijo, uma pastinha, requeijão, geleia, só manteiga ou qualquer outra ideia que te venha a mente.

A receita é da maravilhosa Rita Lobo e tem lá no site do panelinha. E quando a receita é boa a gente faz de novo né, então dessa vez eu resolvi postar. Sem mais delongas vamos a ela:

Ingredientes:
-       1/3 de xícara (chá) de fubá
-       3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo (numa próxima vou testar com outra farinha e venho contar como ficou)
-       ½ xícara (chá) de leite (usei o semi desnatado)
-       ½ xícara (chá) de água
-       2 colheres (sopa) de açúcar (usei o demerara porquê era o que tinha aqui)
-       75g de manteiga sem sal
-       3 ovos
-       ½ colher (chá) de sal
-       1 colher (chá) de semente de erva-doce (opcional, que não coloquei e não me fez falta u.u)
-       Raspas de 1 limão-taiti (opcional)

Modo de preparo:

Pré-aqueçer o forno a 220ºC (temperatura alta). Untar uma assadeira grande com manteiga e polvilhe com fubá.
Em uma panela média junte o leite, a água, o açúcar, a manteiga e o sal. Leve ao fogo médio.
Quando começar a ferver, adicione a farinha e o fubá, mexer bem com uma espátula para formar uma massa lisa. Deixe cozinhar por cerca de dois minutos, sem parar de mexer, até formar uma camada fina de massa seca no fundo da panela.
Desligue o fogo e transfira a massa para a tigela da batedeira.
Bata em velocidade baixa, por cinco minutos, para esfriar – esse passo é muito importante para evitar que os ovos cozinhem ao serem adicionados.
Adicione um ovo de cada vez, batendo bem entre cada adição. Depois do último ovo, deixe bater por cerca de dois minutos, até formar uma massa brilhante.
Com um boleador de sorvete, retire uma porção de massa e transfira para a assadeira (você também pode moldar as broinhas utilizando duas colheres de sopa). Repita com toda a massa, deixando um espaço de 3cm entre cada uma.

Polvilhe as broinhas com fubá e leve para assar em forno preaquecido a 220ºC (temperatura alta) por 15 minutos, até crescerem – nessa etapa inicial o forno precisa estar bem quente para formar vapor e deixar a broinha oca. NÃO, mas por nada mesmo abra o forno nesse tempo. Se abrir elas murcham e não crescem mais :'(
Após os 15 minutos iniciais, diminua a temperatura do forno para 180ºC (temperatura média) e deixe assar por mais 25 minutos, até as broinhas ficarem douradas e firmes.
Retirar do forno e sirva em seguida.  

Aqui foi para o lanche da tarde de domingo com um café recém-coado. Como eu tinha dito dá pra rechear do que quiser só passar manteiga ou comer pura. Elas ficam douradas e lindas.

UPDATE: Rendem 15 broas de uma tamanho razoável. Fiz uma receita salgada que ficou bem bacana, retirei o açúcar e coloquei salsa e garam masala :D

Comentários

Postagens mais visitadas